Skip to content

História dos Restaurantes...

  • 07/02/2019 10:40:00
  • Ana Félix
História dos Restaurantes...

De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, defini-se Restaurante como " uma casa onde servem-se refeições ao público, mediante pagamento". A partir dessa definição, os restaurantes são quase tão antigos como nossa civilização.

Desde o princípio, a função dos restaurantes era de fornecer comida para  as pessoas que estavam distantes de seus lares. Durante muito tempo a laimentação fora de casa era comum apenas entre viajantes, e desta forma as estalagens foram os primeiros estabelecimentos de alimentos e bebidas a existir de forma regular em toda a Europa. Não existiam pratos refinados ou muitas escolhas nos cardápios e geralmente havia apenas o prato do dia. Logo em seguida surgiram paralelos aos restaurantes, as tavernas, meios de  hospedagem, que apesar de terem como principal atividade a venda de bebidas alcoólicas, também serviam algum tipo de alimento. Outro tipo de estabelecimento que passou a existir em seguida os cafés, onde os intelectuais se encontravam para discutir idéias e partilhar descobertas; permanecendo por horas nesses locais e logo passaram a ser servidos além do café, também outras bebidas e petiscos. os cafés como conhecemos hoje passaram a moda na Europa no século XVII.

O surgimento de restaurantes modernos decorreu na França do  século XVIII, durante o período da revolução francesa. Foi em 1765 que Boulanger, um vendedor de sopas parisiense, abriu uma loja em que  afixou na porta uma placa que dizia " Boulanger serve restaurantes  preparados para deuses". No caso específico, a palavra restaurante era  para especificar as sopas oferecidas, que seriam para restaurar a energia dos clientes. E foi assim que nome passou a caracterizar todos os estabelecimentos que surgiram no período. 

Dessa forma, surgiram várias casas com cardápios mais elaborados e ambientes com serviços requintados. O século XIX assistiu a disseminação e popularização dos resturantes por todo o mundo. O ato de comer fora de casa passou a ser cada vez mais comum em todos os países e culturas.

Durante os últimos 200 anos da história dos restaurantes, várias inovações e mudanças ocorreram, dentre as quais podemos destacar algumas nos Estados Unidos, principalmente o surgimento dos restaurantes self service. Em seguida outra grande inovação americana foi a dos restaurantes especializados em um tipo de cozinha, como por exemplo as steak houses ( restaurantes de carnes); seafoods restaurants (especializados em frutos do mar).

Atualmente, os restaurantes fazem parte da estrutura de qualquer economia ou localidade. Seja por necessidade ou prazer, o ato de se realizar refeições fora de casa, é hoje mundialmente praticado e cabe aos restaurantes satisfazer aos mais variados tipos de demandas que surgem no mercado atual.

Se desde o início da civilização os restaurantes fazem parte da sociedade humana, hoje em dia eles representam um elemento fundamental desta sociedade, participando do dia a dia de bilhões de pessoas mais do que alimentar as pessoas, a gastronomia faz parte da história e da cultura de cada região e cabe a todos aquele que trabalham no setor de alimetnos e bebidas fazer com que tradições gastronômicas permaneçam e sejam  cada vez mais um fator de qualidade para os restaurantes.

Hoje em 2019, contribuímo com esta história.... Estamos atuando na alimentação coletiva, visando atender nossos clientes com total segurança e qualidade. Sempre com os olhares voltados  para o futuro, buscamos soluções e procuramos desenvolver produtos que venham ao encontro das necessidades de nossos clientes.

O cuidado com a preparação dos alimentos e a preocupação em manter  nossa equipe treinada, fazem com que Restaurantes Requinte venha se destacando como referência neste segmento, atuando no município de Taubaté, Vale do Paraíba, em uma empresa líder no segmento automotivo.

Todos os processos de produção e distribuição, além de serem submetidos ao acompanhamento de nutricionista, tambbém passam pela supervisão de profissionais qualidficados que garantem a total segurança dos nossos produtos.